sábado, 31 de outubro de 2009

A Mulher Sábia






“Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com suas mãos.” (Pv 14:1)


A mulher cristã tem vários papéis a desempenhar na sociedade, na igreja e principalmente no lar, onde ela tem um ministério específico. Ela pode edificar, e construir, aliás, foi para isto que o Senhor a criou. Contudo, se não for sábia, pode vir a destruí-lo, com suas próprias mãos.
Porque tamanha responsabilidade para nós mulheres? Quando Deus criou o homem, disse: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” (Gn 2:18). Formou então Deus a primeira família, onde colocou a mulher como peça fundamental para esta formação e deixou em suas mãos a responsabilidade de ser o rochedo, o ponto de equilíbrio, a orientadora, a ajudadora junto ao marido, mais o privilégio único de ser mãe.
Todas as mulheres sabem da importância que a nossa mãe teve em nossa vida. Foi ela que passou a maior parte do tempo conosco.Obviamente todas nós queremos ser bem sucedidas na vida como esposa, mãe, dona de casa, etc.
Talvez você esteja refletindo e avaliando sua vida e chega a conclusão que não tem tido muito sucesso na vida e se pergunta: o que está acontecendo? Será que é falta de sabedoria? O que fazer? Deus quer restaurar a sua vida, família e casamento. Em Tiago 1:5 está escrito: “E, se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente.”Vejo que o primeiro passo seria ter uma vida de total compromisso com Deus, querer ser segundo o coração de Deus. Em Lc 10:38 podemos perceber claramente em Maria o compromisso profundo, um desejo enorme de ouvir e de estar na presença do Senhor.
Compromisso com Deus gera santificação. E é isto que Deus espera de nós: “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1:16).E o segundo passo seria pedir sabedoria a Deus. Por quê pedir sabedoria não é o primeiro passo? A questão é que se nós não tivermos compromisso com Deus, nós podemos até pedir, Deus pode até nos dar, mas nós não vamos saber usá-la e de nada vai adiantar, pois nos falta compromisso com Deus, controle do Espírito Santo e falta do senhorio de Cristo na vida.
Portanto, para termos os nossos lares edificados, precisamos ser sábias. E para obtermos esta sabedoria, faz-se necessário uma vida de compromisso total com Deus. Lembre-se sempre, mulher, que o seu lar precisa de você e que Deus lhe fez para construir, edificar, ajudar e orientar.

Deus lhe fez para ser coluna no lar, inabalável!Que o Senhor nos abençoe. Amém.
Prª Maria de Lourdes Effgen Gonçalves
Ministério Monte Sião

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cicatrizes


Texto: Gálatas 6:17
Introdução: Sinal ou vestígio de destruição ou dano. Lembrança ou impressão duradoura de um golpe físico, moral ou psicológico. Muitas cicatrizes podem desaparecer com cirurgia plástica, nunca, porém, desaparecendo o trauma.Paulo foi um homem muito marcado, falando das cicatrizes sofridas pelas perseguições que lhe foram mais significativas do que a marca da circuncisão, a qual o afirmava como judeu. Ele diz, com isso, que as cicatrizes que a vida nos impõe desaparecem diante da marca do evangelho de Jesus nas nossas vidas.A vida deixa marcas em nós, as quais, às vezes, geram cicatrizes que não se apagam; mas Deus pode apagá-las com a marca indelével do Seu amor revelado na cruz.Marcas da Vida:• Os senhores marcavam os seus escravos.• O tempo marca com rugas e com a velhice.• A discriminação marca as pessoas de cor diferente.• A doença marca suas vítimas.• A perda de um ente querido marca nosso coração com a dor da separação.Marcas do Pecado:O pecado marca as vidas que a ele se submetem – drogas, prostituição, álcool, adultério, roubo, traição, abandono, corrupção e mentiras.Como as marcas podem ser tiradas:As marcas da vida e do pecado podem ser tiradas ou transformadas em nome de Jesus. Ele levou as marcas do nosso pecado para que fossemos limpos.Algumas marcas geradas pela vida não podem ser tiradas, mas uma cicatriz feia pode se tornar bonita, através do Espírito Santo. • Um velho rabugento pode se tornar um sábio ancião;• Um escravo encontra libertação no Senhor, Para Deus não há acepção de pessoas, nem de cor, nem de status social (Atos 10:34). • Um doente pode fazer de sua cicatriz um testemunho.• A prostituta pode tornar-se uma mulher virtuosa (Raabe – Josué 6:25)• Quem roubava pode tornar-se generoso e solidário para com o próximo (Zaqueu – Lucas 19:1-10).• Quem adulterou pode encontrar perdão e reaver a sua autoridade (Davi – Salmos 51).• Quem traiu pode reconciliar (Pedro – João 18:17, 18, 25-27).Conclusão: Para tirar ou transformar as marcas precisamos nos dispor a:• Mostrar a Ele as nossas marcas da vida.• Mostrar arrependimento por nos deixar marcar pelo pecado.• Crer no poder purificador de Jesus.• Crer que o mundo pode marcar as pessoas, mas para Deus só existe a marca da salvação, quando se aceita Jesus.• A única forma de apagar as cicatrizes feitas pela vida e pelo pecado é se deixando marcar por Jesus.

sábado, 17 de outubro de 2009

Uniaõ e Intimidade com Jesus


João 15:1-8

"- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas o ramo que dão uvas ele poda a fim que fiquem limpos e deêm mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
- Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discipulos."

Esses versículos falam de união e intimidade com Jesus. Devemos ter intimidade para que possamos dar frutos, pois Jesus é a videira e nós somos os ramos. Só daremos frutos se estivermos interligados com Ele. Um ramo separado seca, assim somos nós se quisermos andar sozinhos, sem a presença de Cristo em nossas vidas. Para dar frutos temos que ter uma vida de santidade, por exemplo, orando, fazendo a leitura da palavra, sendo obedientes e acima de tudo amando o nosso Deus e o nosso próximo.

Essa união que devemos ter tem um só propósito que é ganhar vidas, ter paixão por almas, ajudar uns aos outros. É o que Jesus ordena!